segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Estava à toa na vida...

Com tempo de sobra e sem saber o que fazer?Posso te dar uma dica: o blog Para as horas vagas é um bom guia. Formulado por alguns colegas, a proposta inicial do blog é a de trazer sugestões para o leitor que, diferente dos próprios autores, tem algumas horas de sobra no seu dia (para quem não sabe, o Igor faz duas faculdades, é membro da Cria - empresa junior do curso de comunicação, bolsista do Mídia em Pauta, integrante da comissão de formatura, além de arrumar um tempinho para fazer auto-escola. A Sté vai praticamente pelo mesmo caminho: só o Manuelzão vale por dois estágios. E ela ainda participa do Pic Grec - grupo de estudo de cinema -, faz cursinho de inglês, de alemão e joga no time de futsal feminino da sala. E por aí vai...).

Os posts do Para as horas vagas são, em contrapartida da vida atribulada dos dois, bem lights, tanto no conteúdo quanto na linguagem. Dicas e sugestões para seriados, filmes, livros...em uma versão bem humorada e bem escrita. Tudo bem dentro daquilo que é prometido ao leitor no primeiro post, o "Olá, mundo!". Além disso, as cores e o layout ajudam a reforçar essa idéia de tempo livre, de despreocupação com a vida. São cores alegres (o azul e o amarelo) e, só de ver a imagem inicial do blog, dá vontade de ficar igual ao personagem: de mãos cruzadas, deitado, só curtindo um som.Beeeem relaxante!

A proposta do blog, a partir de sua origem, é a de ser uma espécie de diário virtual. Vemos isso claramente no Para as horas vagas. Ali estão refletidas, nas postagens, os gostos, opiniões e marcas do dia a dia dos autores (como a experiência no trânsito, no cursinho de inglês, entre outros). O blog também trabalha bem os recursos virtuais possibilitados pela rede. Como exemplo podemos citar a utilização de links, que faz uma brincadeira legal com a questão do hipertexto de apontar para coisas relacionadas que estão fora do conteúdo do próprio blog. Além dos links de vídeos e outros sites que se relacionam com o conteúdo dos posts, vale a pena dar uma olhada na brincadeira que a Stéphanie faz com a Wikipédia. Outro exemplo é a utilização do widget que possibilita ao visitante votar nos conteúdos. Quer uma maneira melhor de saber se as dicas para as horas vagas estão agradando ou não? Ou mesmo para saber se o gosto da Stéphanie para o cinema e para os livros é o mesmo que o do leitor?

Melhor do que isso, só saber o que as pessoas procuram ao visitar o blog. Os meninos aproveitaram outro recurso oferecido pelo blogger, e criaram uma enquete. Quer saber também? Só dar uma conferida nos resultados!

Está aí à toa ou simplesmente quer ignorar as milhões de coisas que tem para fazer ainda nesse segundo?Desligue o computador, quer dizer, deixe ele ligado e dê uma lida no Para as horas vagas. Basta isso para descobrir que ócio é muito bom.

Postado por Ana Flávia e Denise

Nenhum comentário: